quarta-feira, 28 de março de 2012

Vídeo: Torcida do Vasco se despede de Edmundo em São Januário


Torcida do Vasco se despede de Edmundo em São Januário
Ídolo marca duas vezes na goleada por 9 a 1 sobre o Barcelona de Guayaquil

RIO - O jogo não valia três pontos, a noite era de frio e chuva no Rio, houve falta de energia no segundo tempo e até mesmo o adversário, apesar do significado histórico, não estava com o seu time principal. Ainda assim, 21 mil vascaínos lotaram São Januário nesta quarta-feira e foram embora felizes. Por um só motivo: puderam rever o ídolo Edmundo, homenageado com um jogo de despedida quase quatro anos depois de encerrar a carreira. Craque do time campeão brasileiro de 1997, o ex-atacante se juntou à equipe atual para enfrentar o Barcelona de Guayaquil (EQU), contra o qual o Vasco conquistou a Libertadores de 1998, já sem Edmundo, que tinha ido para a Fiorentina.

Os 40 anos de idade - completa 41 na próxima semana - e a forma bem distante da que ostentava na época de jogador não impediram o ex-atacante de matar a saudade da torcida. Com disposição de sobra para jogar por mais de 80 minutos, Edmundo driblou, deu carrinho e coroou sua atuação com dois gols e participação em outro, marcado por Alecsandro, todos no primeiro tempo. Juninho Pernambucano, Éder Luís, Fellipe Bastos, Allan (duas vezes) e Diego Souza copletaram a goleada por 9 a 1.

Não só pelos gols, que no fim vão ser apenas mais dois gols, mas esse carinho, essa energia que eu estou recebendo não tem preço. Eu estava precisando disso, estou encerrando com chave de ouro declarou no intervalo Edmundo, que com os dois da despedida fechou sua conta em 137 gols em 241 partidas com a camisa do Vasco, pelo qual atuou em cinco passagens entre 1992 e 2008.


Edmundo se emociona ao entrar em campo

Companheiro de Edmundo no time que marcou época no fim da década de 90, Juninho Pernambucano elogiou a atuação de Edmundo.

Nessa idade, jogando assim, vão acabar pedindo para ele ficar mais duas, três semanas, e por aí vai brincou o camisa 8, de 37 anos.

Outro veterano, o meia Felipe, também foi titular e matou saudade de jogar com o camisa 10:

Quando eu comecei ele já era ídolo do Vasco, e me ajudou muito no início da minha carreira.

Edmundo se emocionou ao entrar em campo. E antes de a bola rolar, recebeu de outro ídolo do Vasco, o presidente Roberto Dinamite, uma placa de despedida:


Parabéns, em nome do Vasco e da torcida vascaína. Você merece tudo isso, porque é um grande ídolo disse Dinamite, maior artilheiro da história do Vasco.

Terceiro no ranking dos goleadores do clube, Edmundo encarou o jogo festivo com seriedade. Aos 11 minutos, Thiago Feltri foi derrubado ao lado da área mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti. Edmundo, que perdeu algumas penalidades importantes com a camisa do Vasco, desta vez não decepcionou: bola num canto, goleiro no outro, e 1 a 0 no placar.

Aos 23, o camisa 10 deu início à jogada do segundo gol: depois de driblar um zagueiro na área, rolou para Éder Luís, que tocou para Alecsandro tirar o marcador da jogada e chutar com categoria no canto esquerdo. Edmundo quase fez outro aos 29, completando de esquerda um cruzamento de Thiago Feltri, na pequena área, mas a bola parou no goleiro Morales.

Edmundo sai ovacionado aos 38 minutos do segundo tempo

O último gol de Edmundo com a camisa do Vasco foi à altura da sua categoria: Fágner evitou a saída da bola e cruzou alto para o homenageado da noite, que chutou de primeira, rasteiro, no canto direito de Morales. Logo depois, o veterano atacante Asencio, que estava na decisão da Libertadores de 1998, aproveitou uma falha de Dedé e diminuiu para o Barcelona. Aos 40, outro remanescente daquela final, só que do lado vitorioso, também disse presente: Juninho recebeu na entrada da área e fez um belo gol, com um chute colocado no canto esquerdo.

Apesar das cinco mudanças no intervalo, Edmundo continuou na equipe para adiar um pouco mais o adeus. Logo no primeiro tempo, outro campeão de 97 abrilhantou a festa: com uma 'caneta' num adversário, Felipe deu início à jogada do quinto gol, marcado por Éder Lúis, completando de calcanhar o cruzamento da esquerda. Pouco depois, um apagão interrompeu a partida por cerca de 15 minutos. Na volta, Edmundo fez fila na área mas foi desarmado antes de concluir para o gol. Aos 21, menos de um minuto depois de entrar no lugar de Éder Luís, Fellipe Bastos cobrou falta e contou com a colaboração do goleiro para fazer o sexto do Vasco. Aos 25, Allan fez bonita tabela com Fellipe Bastos e ampliou. Diego Souza deixou o seu em chute cruzado, aos 31. O último gol, de Allan, saiu aos 45, quando pouca gente ainda prestava atenção ao jogo. Afinal, o dono da noite já não estava em campo. Aos 38, Edmundo passou a braçadeira de capitão para Felipe e saiu aplaudido por todo o estádio, substituído por William Barbio.

Emocionado, com a bola do jogo debaixo do braço, deu uma discreta volta ao redor do campo acenando para a torcida enquanto dizia 'Obrigado, do fundo do meu coração'.

- Eu não esperava por isso, ver a torcida lotar o estádio num dia de semana, para ver um cara que já parou há três anos. Vendo o carinho que a torcida tem por mim, a gente pensa: 'Deveria ter jogado aqui a vida inteira'. Mas não tenho do que reclamar, só agradecer.

A torcida vascaína também.

Vasco 9 x 1 Barcelona (EQU)

Local: São Januário

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique

Público presente: 21.247 torcedores (16.021 pagantes)

Gols: Edmundo (2), Juninho Pernambucano, Éder Luís, Fellipe Bastos, Allan (2) e Diego Souza

Vasco: Fernando Prass (Alessandro), Fágner, Dedé (Fabrício), Renato Silva e Thiago Feltri (Dyeison); Rômulo (Nilton), Felipe, Juninho Pernambucano (Abelairas) e Edmundo (William Barbio); Éder Luís (FEllipe Bastos) e Alecsandro (Diego Souza). Técnico: Cristóvão Borges

Barcelona de Guayaquil: Morales (Vera Gines), Mercado (Vera), Cedeño Aspiazu, Ordóñez Valdez e Pablo Espinoza (Zamora); Kevin Torres, Rosero, Brayan de la Torre e Asencio (Jordan); Mina (Anchundia) e Janny Bueno (Montaño). Técnico: Carlos Gruez.



28/03/2012 -  | O Globo

Nenhum comentário: